Bem Vindo ao Blog da Nutri & Consult

Visite: http://www.nutrieconsult.com.br/

O objetivo desse Blog é informar e atualizar o público sobre assuntos ligados à nutrição e alimentação saudável.

Aproveite nossos posts! Informe-se, opine, comente!

Bem Vindo!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PODE E DEVE CONTINUAR DURANTE O HORÁRIO DE TRABALHO


Atualmente, com a correria e o estresse da vida atribulada da maioria das pessoas, onde não encontramos tempo nem para nos alimentarmos de forma saudável, acabamos deixando nossa saúde em segundo plano. Porém é importante nos conscientizarmos que adotar e manter hábitos alimentares saudáveis é simples, possível e extremamente necessário, seja em casa ou no trabalho.
É muito comum encontrarmos pessoas que não tem horários fixos para se alimentar, substituindo refeições por lanches rápidos, do tipo “fast food” (ricos em calorias e gorduras), ou pelo consumo de guloseimas, refrigerantes e petiscos durante todo o dia.
Uma forma menos sofisticada de promover bons hábitos alimentares e, talvez menos invasiva, seria oferecer alimentos saudáveis nas lanchonetes e restaurantes das grandes empresas, mas além disso, também se pode pensar na implantação de um programa de qualidade de vida.
Uma pesquisa realizada com 27 empresas que possuem programas de qualidade de vida e nutrição mostrou que a produtividade no trabalho aumentou em média 30% nos últimos dez anos (ABQV, 2007). Além disso, diversas pesquisas mostram que a combinação de um programa diário de alimentação e exercícios físicos com a agenda de trabalho equivale a uma maior produtividade por parte dos empregados.
Outro estudo realizado com empresários revelou que o sobrepeso e a obesidade estão associados com o aumento nos custos de assistência médica e no índice de faltas ao trabalho (Journal of Occupational and Environmental Medicine, 2004). Quem está acima do peso gasta aproximadamente 15% do seu salário com o tratamento de doenças (SBCDM, 2007).

Para qualquer governo, seria ótimo contar com a ajuda das empresas para reduzir a pressão sobre o sistema de saúde pública. Para qualquer empresa, seria ótimo conter o número de faltas e quedas de produtividade por motivo de saúde. Por isso, o ambiente de trabalho é um espaço privilegiado para abordar a importância da qualidade de vida, unindo praticidade, conforto e saúde aos funcionários.
É possível realizar programas abrangentes, com grande participação, melhor disseminação das informações, acompanhamento dos fatores de risco e apoio para as mudanças comportamentais. Além disso, muitos estudos mostram que os programas de controle de peso realizados no ambiente de trabalho, representam um custo muito menor do que aqueles feitos em clínicas ou hospitais especializados.
E aí, será que não está na hora de tirar os planos do papel?

Nenhum comentário:

Postar um comentário