Bem Vindo ao Blog da Nutri & Consult

Visite: http://www.nutrieconsult.com.br/

O objetivo desse Blog é informar e atualizar o público sobre assuntos ligados à nutrição e alimentação saudável.

Aproveite nossos posts! Informe-se, opine, comente!

Bem Vindo!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

NEOFOBIA ALIMENTAR - VOCÊ SABE O QUE É ISSO?


                   Com certeza sim!
Ou você teve quando era criança, ou seu filho está tendo, ou você até mesmo depois de adulto tem! Sabe aquela pessoa que diz não gostar de determinado alimento ou preparação sem mesmo nunca ter provado?! Ela apresenta a principal característica da neofobia alimentar!
A grande maioria das pessoas trata esse problema como frescura, mas não sabe que de fato é uma fase que praticamente todas as pessoas passam na infância, podendo até perdurar durante a adolescência, transformando-se em doença ou transtorno alimentar.
Ao pé da letra significa medo de consumir alimentos novos que de início são considerados estranhos.
Onde tiver pequenos de 1 a 7 anos, a hora da refeição pode ser um terror. Crianças chorando por não quererem comer e mães desesperadas com medo de seus filhos ficarem desnutridos!
Muitas vezes, as crianças rejeitam os alimentos sem nem mesmo prová-los. O que os pais precisam saber é que isso não quer dizer que a criança sempre vai recusar aquele alimento. Eles poderão ser aceitos em outra ocasião, desde que seja oferecido novamente. A maturidade do paladar das crianças não acontece da noite para o dia. Portanto, não se pode desistir de oferecer o alimento à criança nas primeiras recusas. É preciso ter paciência e muita criatividade sempre que lidamos com alimentação infantil!
Os pais são os principais responsáveis pelos hábitos alimentares dos filhos, que tendem a copiá-los em tudo. Por isso, a partir do momento que seu filho torna-se “independente”, é importante que ele sente-se à mesa com os outros integrantes da família e consuma as mesmas comidas. A educação alimentar pode parecer muito difícil para os pais, mas a reeducação é muito mais trabalhosa e em alguns casos torna-se impossível reverter os danos causados pela alimentação inadequada até a adolescência.
Vale lembrar que estratégias de chantagem, ameaça e castigo não vão levar a criança a ter prazer pela alimentação. Crianças reprimidas comem apenas por obrigação, podendo levar a traumas e fobias alimentares que podem durar a vida toda.
Para estimular a curiosidade de seus filhos a conhecer novos sabores, leve-os sempre para fazer compras no supermercado, apresente os alimentos, faça brincadeiras na hora do preparo, invente cardápios divertidos com pratos coloridos, e claro, opte sempre pelos alimentos mais saudáveis! Vamos aguçar a memória gustativa e o paladar afetivo da criança e não tornar a hora da refeição um pesadelo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário