Bem Vindo ao Blog da Nutri & Consult

Visite: http://www.nutrieconsult.com.br/

O objetivo desse Blog é informar e atualizar o público sobre assuntos ligados à nutrição e alimentação saudável.

Aproveite nossos posts! Informe-se, opine, comente!

Bem Vindo!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

MACARRÃO INSTANTÂNEO OU LIXO INSTANTÂNEO?


Que jogue a primeira pedra quem nunca por prazer, desespero ou falta de tempo comeu um macarrão instantâneo! Uma vez ou outra, bem esporadicamente não é a maior tragédia do mundo, mas o problema começa quando esse tipo de alimentação vira um hábito.

Pior ainda é quando as mães sem habilidades culinárias oferecem esse lixo  para as crianças em plena fase de crescimento e educação alimentar.

Muita gente acha que o problema está só no pózinho que milagrosamente vira molho. De fato, dentro daquele saquinho de apenas 8g contém uma bomba de todos os aditivos que você possa imaginar e outros ingredientes péssimos para à saúde, como por exemplo, sal (muito!), caldo do sabor escolhido (mais sal/sódio!), gordura, glutamato monossódico, antiumectante... ufa!

Lendo esse trecho do livro “O que Einstein disse a seu cozinheiro”, pude entender que o grande vilão não é o pó, e sim o próprio macarrão: Os ingredientes do macarrão e do tempero são citados separadamente, de modo que você pode descobrir qual contém o quê. O sal (em geral muito) está no tempero. Você pode achar que o macarrão não contém gordura, mas, surpreendentemente, é onde a maior parte dela se esconde.

Sei que você ficou imaginando como é que eles fazem aquele bloco retangular, compacto, de cachinhos perfeitamente entremeados, e eu também, de modo que aqui vai o que descobri.

A massa é primeiro expelida por uma série de bicos para formar uma fita de longos fios sinuosos, lado a lado. A fita é então cortada em pedaços e dobrada sobre si mesma, depois colocada num molde, enquanto é frita por imersão, o que seca o macarrão de modo que o bloco mantenha seu formato para sempre. A fritura por imersão acrescenta gordura ao macarrão e embora possa haver uma pequena quantidade de óleo em algumas misturas do tempero, praticamente toda gordura estará no macarrão.
Algumas marcas de macarrão lamen são secadas por ar, em vez de serem fritas, mas, a não ser que esteja especificado na embalagem, a única maneira de saber, é a ausência de gordura na lista de ingredientes do macarrão.

Peguei uma embalagem de uma das marcas mais conhecidas, no sabor frango para ler a tabela nutricional. Em 88g (80g de massa + 8g de tempero) são encontradas 390 kcal. O mais assustador é o nível de sódio: 1.250mg, cerca de 52% do valor diário de uma dieta de 2000 kcal. Medo! Não muito atrás do sódio, ficam as gorduras saturadas: são 8g na porção, equivalentes a 32% do valor diário.
E aí, essa praticidade toda vale a pena?

Um comentário:

  1. Meu Deus...eu que adorava um miojo de Tomate!Vou pensar 5 vezes antes de comer um novamente...Obrigada pela matéria!
    Beijos
    Rosa

    ResponderExcluir