Bem Vindo ao Blog da Nutri & Consult

Visite: http://www.nutrieconsult.com.br/

O objetivo desse Blog é informar e atualizar o público sobre assuntos ligados à nutrição e alimentação saudável.

Aproveite nossos posts! Informe-se, opine, comente!

Bem Vindo!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

LOUCOS POR CARBOIDRATOS!


Você é louco por pães, massa, açúcar, doces? Passa o dia pensando neles? Você sabia que isso pode ser um vício? Não se sabe exatamente o que causa essa compulsão por carboidratos. Mas existem algumas hipóteses baseadas em estudos científicos.

*Um dos motivos seria a queda da glicemia, o açúcar no sangue.
Quando ficamos muito tempo sem comer, há uma diminuição de açúcar no sangue. Quando então nos alimentamos, nossa glicemia sobe repentinamente, gerando um pico. Esse pico de açúcar no sangue libera muita insulina (para controlar esse pico de glicemia). Muita insulina liberada causa novamente uma queda repentina da glicemia. Essa nova queda na glicemia causa a necessidade de se ingerir carboidratos, mais especificamente de açúcar e doces.

*Outra atitude errada que cai na mesma explicação acima é a não ingestão de carboidratos na refeição.
Muitas pessoas acham que ingerir carboidratos engorda e acabam excluindo-os totalmente da dieta. Por isso após uma refeição sem carboidratos, o corpo pede um pouco deles e ficamos com vontade de comer algo doce.
O ideal é que sempre exista uma certa quantidade de carboidratos complexos no prato (arroz integral, macarrão integral, vegetais, pão integral...).


*Estudos também apontam como justificativa para o consumo abusivo de doces a modulação dos níveis de serotonina. A ingestão de carboidratos aumenta a disponibilidade do triptofano (aminoácido precursor da serotonina) no cérebro. Os carboidratos simples têm mais condições de promover síntese de serotonina e como consequência causam bem estar e melhora no humor. Algumas pessoas são mais sensíveis pois apresentam  níveis de serotonina baixos. Para elas o açúcar funciona até mesmo como uma forma de automedicação. 




*Também não podemos esquecer que o hábito pode ser o culpado disso. Muitos têm o hábito de comer “um docinho” após as refeições. Isso vira um costume e fica muito difícil de eliminá-lo depois...
*O estresse é uma outra teoria: ele leva a um aumento da excreção renal e diminuição da absorção intestinal de alguns minerais que estão associados à compulsão.


*O aumento do desejo por carboidratos também pode estar relacionado a deficiências nutricionais, principalmente de magnésio, cromo e vitaminas do complexo B.
*E mais uma teoria: a alergia alimentar oculta e o crescimento fúngico crônico podem levar a sintomas parecidos com uma dependência química.
Esse post mostra como esse assunto é complexo. Existem muitas teorias e motivos possíveis que podem causar essa compulsão.

Por isso se você se identifica com algum desses sintomas e é compulsivo por carboidratos, procure um (a) nutricionista.
Só ela poderá lhe ajudar a identificar o seu problema e ajudá-lo na resolução dele.

A Nutri & Consult pode auxiliá-lo.

Entre em contato conosco: www.nutrieconsult.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário