Bem Vindo ao Blog da Nutri & Consult

Visite: http://www.nutrieconsult.com.br/

O objetivo desse Blog é informar e atualizar o público sobre assuntos ligados à nutrição e alimentação saudável.

Aproveite nossos posts! Informe-se, opine, comente!

Bem Vindo!

domingo, 29 de janeiro de 2012

Quer uma alimentação saudável? Comece já a partir dessas 6 dicas...



Talvez estejamos um pouco atrasadas nesse post, mas acreditamos que para melhorar os hábitos alimentares e o estilo de vida nunca é tarde, né? Então esperamos que vocês gostem e aproveitem essas dicas.
Tão certo como haverá outro ano, existirão as famosas resoluções de ano novo. Elas costumam ser algo como: pagar todas as contas, parar de fumar, fazer atividade física e comer melhor...
Apesar de todas essas metas e promessas, uma coisa é certa: a maioria dessas resoluções extremas tem pouquíssimas chances de dar certo.
As pessoas se desanimam facilmente quando se estabelecem metas muito grandes. Para manter a motivação é importante se concentrar em pequenas metas alcançáveis. Em outras palavras: ir devagar, com calma.
Abaixo estão seis passos que vocês podem seguir a fim de melhorar a alimentação em 2012, cada um ao longo de um período de dois meses. Vamos lá?

Janeiro/FevereiroFique SEM carne UMA vez por semana
O americano médio come meio quilo de carne por dia. Uma pesquisa mostra que gordura animal em excesso pode aumentar o risco de diabetes e câncer-, além de sua cintura.
Fazer uma dieta vegetariana reduz o seu IMC, diminui a pressão arterial e o risco de muitas doenças crônicas. De acordo com o Meatless Monday (Segunda-feira sem carne), uma iniciativa sem fins lucrativos, ficar uma vez por semana sem comer carne é suficiente para melhorar a sua saúde e a saúde do planeta. Para obter esses benefícios, substitua a carne por outros tipos de proteína, como feijão, lentilha, tofu, pelo menos um dia por semana.

Março/Abril – Mude seu consumo habitual de sal
Sódio, também conhecido como sal, é um mal necessário. Embora o nosso corpo necessite de sódio para funcionar adequadamente, em excesso pode favorecer a hipertensão arterial, um marcador de doenças cardiovasculares. Porém esconder o saleiro é apenas a ponta do iceberg. Mais de 80% do sódio que consumimos vem de alimentos processados e restaurantes.
A chave para essa mudança é começar a ler os rótulos. Para reduzir o sódio devemos comprar frutas, legumes e alimentos frescos ao invés dos enlatados – procure por “baixo teor de sódio” ou “sem adição de sal”, versões dos alimentos que você pode comprar e temperar em casa com ervas e especiarias.
Antes de adicionar sal a uma preparação, tente prova-la primeiro. Muitas vezes nem vai precisar...

Maio/Junho – Pense diferente, pense fora da caixa...
Alimentos industrializados, de caixinha tem muita coisa dentro deles. Eles duram quase que “para sempre” e podem ser transportados em qualquer lugar. Não, não é mágica. Conservantes, corantes, aromatizantes, óleos parcialmente hidrogenados e sódio são as estrelas neste caso. Para melhorar essa situação comece com substituições fáceis: compre queijo de verdade em vez de queijo processado, faça suco de fruta natural em vez de comprar o de caixinha etc...

Julho/Agosto – Coloque mais cor na sua alimentação
Comer uma variedade de frutas e legumes – e uma variedade de cores – também irá fornecer-lhe a maioria dos nutrientes. Se vocês pudessem comer três cores em um dia, saberiam que faz um enorme impacto sobre sua saúde. A meta diária deve ser 2 xícaras de frutas e 2 xícaras e ½ de legumes por dia. Para isso vocês devem descobrir os alimentos que mais gostam e também provar novos alimentos!

Setembro/Outubro – Procure por “superalimentos”
Simplificando, superalimentos são aqueles que por natureza já possuem vitaminas, minerais e fitoquímicos – compostos biologicamente ativos que protegem as células contra danos que levam ao envelhecimento precoce e câncer. Quais sãos esses alimentos? Peixes gordos, como salmão e sardinha contém ômega 3, que é um potente anti-inflamatório e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e artrite. Chá verde – contém antioxidantes que tem sido relacionados a prevenção de alguns tipos de câncer. Mirtilos – contém fitoflavonóides, antioxidantes, potássio e vitamina C. Elas podem diminuir o risco de doenças cardiovasculares e câncer. Folhas verde-escuras, como espinafre, couve, rúcula contém vitamina A, ferro e ômega 3 – também auxiliam na prevenção contra alguns tipos de câncer.
Quando se trata de frutas e verduras, escolha sempre cores vibrantes, pois quanto mais cor, mais nutrientes contém!

Novembro/Dezembro – Conheça melhor as gorduras
A maioria das pessoas quando vão ao supermercado sempre tendem a comprar os produtos “fat-free” ou “0% de gordura”, achando que estão fazendo escolhas saudáveis. Não é assim. Nós precisamos de um pouco de gordura em nossa alimentação para podermos absorver vitaminas e nos manter satisfeitos. O segredo é comer o tipo certo!
Gorduras saturadas e trans, aquelas encontradas nos queijos, carne, margarina, biscoitos, sorvetes, podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares e também o colesterol.
Em vez disso, substitua esses tipos de gordura para as mono e poli-insaturadas, encontradas nos peixes, nozes, sementes, óleos vegetais.
Para isso, ler o rótulo (mais uma vez) é FUNDAMENTAL, ok? Afaste-se das palavras “hidrogenada” e “parcialmente hidrogenada” essas são as siglas para a famosa gordura trans.
E AÍ ANIMADOS PARA COMEÇAR????
QUEREMOS SABER OS RESULTADOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário