Bem Vindo ao Blog da Nutri & Consult

Visite: http://www.nutrieconsult.com.br/

O objetivo desse Blog é informar e atualizar o público sobre assuntos ligados à nutrição e alimentação saudável.

Aproveite nossos posts! Informe-se, opine, comente!

Bem Vindo!

domingo, 22 de janeiro de 2012

VOCÊS SABEM O QUE É CHIA?



Pequena no tamanho, mas grande em nutrição. Cem gramas de semente de chia, equivalente a sete colheres de sopa, tem o dobro de potássio de duas bananas grandes, vinte vezes mais magnésio do que cem gramas de brócolis, cinco vezes mais cálcio do que meia xícara de leite integral.

É uma semente originária do México e atualmente está sendo implatanda no consumo Brasileiro. Possui coloração escura e alto teor de óleo em sua composição. Este óleo em abundância é o ômega 3 (ácido alfa linolênico). A semente também é composta pelos minerais potássio, cálcio e ferro. Assim como todas as sementes possui uma grande quantidade de magnésio.

O potássio é de grande relevância para o nosso corpo, assim como os outros minerais, pois participam de processos envolvidos na regulação da pressão arterial, ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e modular a hipertensão. Também está envolvido no ganho de massa óssea, função cerebral, regulação do tônus muscular e outros.

O cálcio é conhecido pela sua importância na formação óssea. Mas saiba que ele também está envolvido na regulação do humor, temperamentos fortes, controle do peso, glicemia (açúcar no sangue), concentração e ganho de massa muscular.

O ferro é importante para prevenir a anemia ferropriva, dar mais ânimo, disposição e está envolvido no metabolismo da regulação hormonal também.

O ômega 3, gordura em abundância nesta semente é conhecido por melhorar as dislipidemias (alteração nas concentrações de gordura no sangue), aumentar o colesterol bom (HDL), atua na melhora da depressão, redução das dores provocadas pela artrite, fibromialgia, redução do envelhecimento precoce, melhora da capacidade cognitiva, atua na perda de peso e melhora a qualidade do sono.

Esta semente também é rica em fibras e por isso tem fator protetor contra o câncer de intestino, ajudam a regular o trânsito intestinal, reduzir o açúcar no sangue (glicemia), melhora o desânimo e cansaço por dar mais energia ao nosso corpo.

A chia pode ser usada em várias receitas, como pães e bolos. Triturada, acompanha frutas, sucos e iogurtes. É uma arma poderosa para quem quer emagrecer e pode ser consumida pura. Bastam duas colheres de sopa por dia, meia hora antes do almoço e outra meia hora antes do jantar, com um copo de água

Mas é importante lembrar que não existe milagre para emagrecer, existe um equilíbrio da alimentação, seis refeições ao dia, comer de três em três horas, e ter uma gama de nutrientes diferenciados durante o dia. Não basta comer a chia e comer o doce, pizza, pastel de forno, que não vai emagrecer, não tem jeito, né minha gente!?

RECEITAS COM CHIA:

Brownie de chocolate light com semente de chia
(Rendimento: 14 porções)

Ingredientes:

2 xícaras de leite de aveia
1 xícara de óleo
2 ovos orgânicos (caipira) grandes inteiros
2 xícara de farinha de trigo sem glúten
1 e 1/2 xícara de semente de chia
1 xícara e meia de açúcar demerara
1 colher de sopa de fermento em pó químico
1 e 1/2 xícara de cacau em pó orgânico


Modo de preparo:

1. Bata no liquidificador o leite de aveia quente com a farinha de trigo sem glúten, até obter uma massa leve e homogênea.
2. Acrescente o óleo e os ovos e bata novamente até virar uma mistura fina e reserve.
3. Misture em uma vasilha a semente de chia, o chocolate e o açúcar.
4. Despeje a mistura do liquidificador sobre os ingredientes secos, misturando bem e batendo em batedeira elétrica.
5. Por último acrescente o fermento em pó químico, só mexendo, sem bater.
6. Despeje a massa em forma untada e enfarinhada (sem glúten).
7. Asse em forno médio pré-aquecido.


Almôndegas com semente de chia

Ingredientes:

1 kg de patinho moído
1 cebola bem picada
1 ovo orgânico (caipira)
3 colheres de sopa de semente de chia
1 colher de sopa de shoyu


Modo de preparo:

1. Misture todos os ingredientes, menos a farinha.
2. Vá acrescentando a semente de chia aos poucos, até dar consistência necessária para formar as bolinhas.
3. Leve as almôndegas ao forno pré-aquecido e vire de vez em quando, até estarem cozidas.
4. Sirva com molho de tomates frescos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário