Bem Vindo ao Blog da Nutri & Consult

Visite: http://www.nutrieconsult.com.br/

O objetivo desse Blog é informar e atualizar o público sobre assuntos ligados à nutrição e alimentação saudável.

Aproveite nossos posts! Informe-se, opine, comente!

Bem Vindo!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

MINDFUL EATING - COMENDO COM CONSCIÊNCIA



Devagar, você está comendo rápido demais!
Comer distraído e com muita pressa pode adicionar alguns quilinhos à sua silhueta e tirar o seu prazer.

Você está em seu computador, de frente para seus e-mails. Depois de compor uma resposta, você clica em "enviar" e alcança o sanduíche de atum em sua mesa. Depois de algumas mordidas, mastigando enquanto olha para a tela, você abre a mensagem seguinte. Antes que você perceba, você terminou o seu almoço....
Isso lhe soa familiar?

Pesquisas “fresquinhas” sugerem que comer mais lentamente, prestando mais atenção ao momento, poderia ajudar com problemas de sobrepeso e talvez deixar algumas pessoas longe de alimentos processados ​​e outras escolhas menos saudáveis.

Esta abordagem alternativa foi apelidada de "comer consciente" (mindful eating). Ela é baseada no conceito budista de consciência, que envolve estar plenamente consciente do que está acontecendo dentro e em torno de você no momento. Em outras áreas, técnicas de consciência têm sido propostas como forma de aliviar o stress e aliviar problemas como pressão alta e dificuldades crônicas gastrintestinais.

Aplicada ao comer, a atenção plena inclui perceber as cores, cheiros, sabores e texturas de seu alimento; mastigar lentamente, se livrar de distrações como a televisão ou livros, e aprender a lidar com a culpa e a ansiedade sobre o alimento. A conexão mente-digestão envolve uma série complexa de sinais hormonais entre o intestino e o sistema nervoso, e parece demorar cerca de 20 minutos para o cérebro registar a saciedade (plenitude). Há também razões para acreditar que comer enquanto estamos distraídos por atividades como dirigir ou digitar pode retardar ou parar a digestão. E se não estamos digerindo bem, podemos estar perdendo o valor integral nutritivo de alguns dos alimentos que estamos consumindo.

Especialistas sugerem começar gradualmente com uma alimentação consciente: comer uma refeição por dia ou por semana de forma mais lenta, mais atentamente. 

Aqui estão algumas dicas e truques que podem ajudar você a começar:
-Defina o timer de cozinha para 20 minutos, e tire esse tempo para comer uma refeição de tamanho normal.
-Tente comer com a mão não dominante, se você é um destro, segure o garfo na mão esquerda ao levar a comida à boca.
-Use pauzinhos (hashis) se você não usá-los normalmente.
-Coma em silêncio por cinco minutos, pensando sobre o que levou a produzir essa refeição, desde dos raios do sol para a agricultura até o dono da mercearia e o cozinheiro.
-Dê pequenas mordidas e mastigue bem.
-Antes de abrir a geladeira ou armário, tome um fôlego e pergunte-se: "Estou realmente com fome?"

E então, vamos tentar?
Depois nos conte sua experiência! Foi fácil mudar o padrão de sua alimentação?

Fonte: Harvard School





Nenhum comentário:

Postar um comentário